segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Recursos

 
Possibilitam maior assimilação da mensagem, pois, bem ilustrados, despertam a atenção do aluno.

 
Fazer personagens com sucatas: garrafinhas de Yakult ou iogurte. O rosto deve ser de cartolina, EVA ou bolinha de isopor pintadas; o cabelo pode ser de lã ou fios de EVA; a roupa de retalhos ou papel crepom ou EVA.
 Use bonecos para representar os personagens.

 A dramatização traz o aluno para dentro do contexto da lição e fixa o aprendizado.

 Desenhando rostinhos ou fazendo colagens, fazemos personagens que ganham forma e vida num simples saquinho de papel. Na dobra do saquinho coloca-se o rosto (ou parte dele), e com o restante forma-se o corpo do personagem. Os braços podem ser colocados nas dobras laterais do saquinho. O saquinho pode ser enfeitado com papéis coloridos.

 
 Pode ser utilizado para expor trabalho dos alunos, fixar ilustrações relacionadas com o estudo, destacar comemorações importantes.


 A massa é de fácil manejo para o professor e para as crianças. Poderá ser preparada com a seguinte receita:  1 copo de farinha de trigo;  1/2 copo de sal; 1 colher de óleo; água, suficiente para que seja fácil o manejo; 1 colher de copo de anilina comestível, ou suco em pó, ou ainda, gelatina. (na cor desejada)

 

 Desenho uniforme representativo do perfil de uma pessoa ou um objeto, seguindo apenas os contornos de sua "sombra projetada".

 Existem brinquedos de encaixar, como Lego, Playmobil, tijolos do Pequeno Construtor e outros, que podem ser encontrados nas casas de materiais pedagógicos.

 
 Use dois pedacinhos de arame flexível, algodão, papel mole. Faça com o arame conforme indicado na ilustração anexa, para formar a figura. Faça uma bolinha de algodão para encher o arco da cabeça. Cubra a cabeça com papel mole, prendendo-o ao pescoço com um elástico. 

 Descole cuidadosamente a caixa, abrindo-a e fechando-a no lado do avesso (deste lado adere melhor ao cenário).
Para o rosto: use xerox de rosto, ou desenhe num papel, ou ainda, encape a caixa e desenhe na própria caixa.
 Para o corpo: use xerox da figura e cole inteira ou faça roupas de papel ou de tecido.
Para mãos e pés: se não utilizar xerox, desenhe em papel separadamente e cole na caixa, no local apropriado.

 Caixa grande e rasa, cheia de areia. As figuras serão fixadas em palitos de churrasco e devem ser colocados na caixa, conforme a lição for sendo apresentada.

 
 Recorte a parte da frente da caixa de papelão e atravesse as pontas das varetas de dentro para fora da caixa, de modo que as ilustrações apareçam no orifício. Coloque uma lanterna dentro da caixa e gire as varetas de forma a ir apresentando o "filme".  
 "Filme": prepare o mesmo colando as cenas numa tira de papel. Cole varetas ou palitos de churrasco nas pontas da tira e vá enrolando o palito de um lado e contando a história.

 Providencie caixinhas de vários tamanhos (de remédios, de pasta dental, etc.), proporcionadas às figuras desejadas. Encape as caixinhas com papel branco e cole a figura recortada da revista (ou desenhe o personagem) em cada caixinha. O professor deverá encher a caixinha de papel amassado para que a mesma fique pesada e pare em pé.

 Colar o personagem ou apenas o rostinho, feito de cartolina ou EVA, em palito de churrasco ou sorvete.

 
 Cole o rosto do boneco, feito de cartolina ou EVA, no prendedor de roupas.

  Fazer pregas em papel pardo e formar um cartaz, para fixar faixas com palavras, de um lado, e do outro pregar a flanela, que poderá fixar figuras para o flanelógrafo.


Faça em cartolina, papel sulfite ou EVA silhuetas de pergaminho enrolado.

 Encape o rolo de papel imitando a roupa do personagem. Faça o rosto do personagem e cole sobre o rosto de papel. O cabelo poderá ser feito de fios de lã ou de linha de bordar.

 Poderá pintar, ou colar em cartolinas ou ainda utilizá-los em flanelógrafos. Neste caso, deverá colar lixa, pó de camurça ou velcro atrás, para fixá-las. Caso queira utilizá-las em retroprojetor pode-se tirar xerox (em papel acetato) e pintar, ou copiar e pintar diretamente nas transparências, com canetas apropriadas para isso. Poderá também colar em palitos de churrasco e fixá-los em placas de isopor; ou ainda passar em televisão de papelão.

 
 Pode ser feito de duas maneiras: os personagens (alunos) atuam por trás de um lençol branco, em frente um foco de luz forte, ou silhuetas de figuras presas por uma vareta, por trás de uma tela de papel vegetal, iluminadas por foco de luz (várias cores).

Fonte:

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More